Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Clipping

06
Maio 2015

Assalto em ônibus dispara e obriga governo do DF a ampliar patrulhamento nas cidades mais atacadas



Levantamento divulgado nesta terça-feira (5) pela Secretaria de Segurança Pública do GDF (Governo do Distrito Federal) revela que disparou o número de assaltos ocorridos dentro dos ônibus de transporte coletivo no mês passado no DF. Foram 250 ocorrências no mês passado contra 177 registradas em abril de 2014, o que significa um aumento de 41,2% quando comparados os dois períodos. O roubo a pedestres também cresceu, embora numa dimensão menor. O GDF anunciou uma operação para combater o assalto aos pedestres e aqueles dentro dos coletivos. As abordagens vão dobrar, disse o chefe do Departamento Operacional da PM, coronel Mauro Lemos.

O governo prevê que com o reforço nas ações de repressão a estes crimes eles cheguem ao final do ano com uma redução de ao menos 20%. Os roubos em coletivos se concentram principalmente na Estrutural, Recanto das Emas,  Samambaia e Ceilândia, cidades que estão sofrendo mais com este tipo de assalto. Segundo o secretário Arthur Trindade, o motivo de abril ter sido mais violento na abordagem de ladrões durante o deslocamento feito por ônibus pode estar na ausência de patrulhamento. Segundo ele, houve transferência de policiais das ruas para as manifestações políticas ocorridas no período em Brasília (DF).

- Acreditamos que isso tenha impactado nesses índices. Outro índice que aumentou na comparação entre os quatro primeiros meses de 2014 com os mesmos 120 dias iniciais do ano de 2015 foi o que afere o roubo a residências: 10,6% a mais e 20,5% a mais se tomados para cotejo apenas os meses de abril dos dois anos. Em compensação, houve diminuição na taxa de homicídios (-7,85%), no roubo de veículos (-41,5%), no assalto ao Comércio (-39,3%) e nos casos de estupro (-24,4%). Segundo o levantamento apresentado pelo GDF, as ações preventivas também levaram ao aumento da repressão ao uso e porte de drogas e ao flagrante de posse ilegal de arma de fogo.

  No primeiro caso a apreensão subiu 91,8% e no caso das armas de fogo o aumento na captura foi de 5,6%. O assalto aos ônibus vem sendo motivo de protesto por parte dos rodoviários no DF. No dia 23 de abril, eles fizeram uma manifestação na Estrutural que gerou transtornos no trânsito no começo da manhã. Eles manifestaram revolta pelos constantes ataques a motoristas. Num deles, no dia 10 do mês passado, um motorista foi baleado no pescoço durante a ação de bandidos na linha que liga o Plano Piloto a Taguatinga (DF).


.

Veja mais

 

Se você é lojista clique e fale com a gente.