Notícias do Varejo

Outubro 2018

Sindicatos assinam acordo e comerciários terão reajuste de 3%

Quem trabalha em lojas de entrequadras e de shoppings do Distrito Federal terá aumento salarial de 3%, incidente sobre o vencimento de 30 de abril último.

É o que determina Convenção Coletiva de Trabalho – CCT – assinada hoje entre o Sindicato do Comércio Varejista do DF – Sindivarejista – e o Sindicato dos Empregados no Comércio – Sindicom.

O salário de ingresso passa a ser de R$ 1.115. Para os motoristas é garantido um salário de ingresso de R$ 1.181 a partir de 1º de maio de 2018.

Nenhum comerciário poderá receber valor inferior ao salário de ingresso, exceto office boys, empacotadores, faxineiros e demais trabalhadores em serviço de limpeza e os menores aprendizes.

Será admitido o trabalho nos seguintes feriados nos quais o comércio funcionará:

12 de outubro de 2018; 02, 15 e 30 de novembro de 2018 e 21 de abril de 2019.

No dia 28 de outubro de 2018, data do segundo turno das eleições gerais, o comércio funcionará, devendo os empresários observar a devida escala para que os empregados possam votar.

Nos dias 24 e 31 de dezembro deste ano, as lojas funcionarão até as 19 horas, mas quem estiver dentro dos estabelecimentos continuará sendo atendido.

Carnaval

No domingo de carnaval, 3 de março de 2019, as empresas que quiserem funcionar deverão respeitar a Convenção Coletiva de Trabalho.

Nos dias 4 e 5 de março (segunda e terça-feiras de carnaval), as lojas não funcionarão.

A Convenção Coletiva de Trabalho foi assinada pelos presidentes do Sindivarejista, Edson de Castro, e do Sindicom, Geralda Godinho. A vigência é até 30 de abril de 2019.

A íntegra da Convenção pode ser lida através do link http://sindivarejista.com.br/convencao-coletiva-sindivarejista

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindivarejista