Maio 2012

Aumento de crédito estimula consumo

As medidas de desoneração fiscal e de estímulo à tomada de crédito, anunciadas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, devem injetar ânimo nos consumidores, com reflexos no dia dos namorados, 12 de junho. A opinião é do presidente do Sindivarejista, Antonio Augusto de Moraes. O varejo do Distrito Federfal espera aumento de 5,5% nas vendas para a data.

Para o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Júnior,  a redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) na venda de carros e a ampliação de crédito devem produzir impacto positivo no varejo já no mês que vem, a começar por maiores vendas no dia dos namorados.

O presidente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), Roberto Alfeu, destacou especial atenção à redução do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nos financiamentos ao consumo. Ele acha que a baixa de 2,5% para 1,5%, “ainda que tímida”, será sentida muito em breve no comércio, porque ocorre simultaneamente com a redução dos juros bancários.

Os dirigentes lojistas ressaltaram ainda, em nota conjunta, que a redução de IPI para as montadoras garante melhor ambiente econômico interno, a exemplo do que ocorreu em 2009, quando o país alcançou sua maior taxa de crescimento. Acrescentam, também, que as medidas anunciadas pelo ministro Mantega são um “estímulo ao crescimento” e uma “resposta eficaz” no combate à crise financeira externa.