Notícias do Varejo

Setembro 2019

Compras com cartões crescem 18% no primeiro semestre

Os cartões movimentaram no Brasil R$ 850 bilhões no 1º semestre do ano, com crescimento de 18% em relação aos seis primeiros meses de 2018.

Os cartões de crédito registraram R$ 534,4 bilhões (alta de 18,8%), os cartões de débito R$ 308 bilhões (alta de 16%) e os cartões pré-pagos R$ 7,4 bilhões (alta de 70,4%). Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Apenas no segundo trimestre, a alta do setor foi 19% – maior crescimento em sete anos (desde março de 2012) –, com destaque para o uso do cartão de crédito, que cresceu 19,7%.

“Estamos vivendo um processo de digitalização dos pagamentos, no qual temos cada vez mais consumidores de todo o País usando os cartões e outros meios digitais, seja presencialmente, seja pela internet ou aplicativos, e também cada vez mais lojas e prestadores de serviços aceitando esse tipo de transação”, afirma o presidente da Abecs, Pedro Coutinho.

A quantidade de compras com cartões de crédito, débito e pré-pagos no período ultrapassou a marca de R$ 10,3 bilhões, o equivalente a 40 mil transações a cada minuto.

Fonte: Agência Brasil