Notícias e eventos

Maio 2012

Queda de juros reduz inadimplência

Pesquisa divulgada hoje pela Serasa Expedian indica que a pontualidade de pagamento de micro e pequenas empresas melhorou em todo o País com a redução das taxas de juros e as medidas de estímulo do governo. Assim, os pagamentos à vista ou com atraso máximo de sete dias passaram de 95% para 95%,3 de março para abril. Em relação a abril do ano passado, a pontualidade cresceu 0,8 ponto percentual.

Segundo economistas da Serasa Experian, as reduções da taxa básica de juros (Selic) e das taxas finais de empréstimos e as medidas de estímulos às empresas, além da normalização da inadimplência dos consumidores, reduzem o custo financeiro e provocaram a melhora da capacidade de pagamento das empresas. As micro e pequenas empresas do setor comercial foram as que tiveram melhor desempenho na pontualidade de pagamento, com 95,7%, enquanto as do setor de serviços tiveram o pior resultado, 94,7%. As micro e pequenas empresas do setor industrial apresentaram pontualidade de 95,2%.