Notícias e eventos

Junho 2012

Uso de internet cresce 340%

O número de brasileiros que passou a utilizar a internet pelo celular mais que triplicou em apenas um ano. Apesar de apenas 17% das pessoas acessarem a rede por meio de seus celulares em 2011, esse número era de 5% no ano anterior – crescimento de 340% –, segundo pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

A porcentagem de brasileiros que acessavam a internet pelo celular se mantinha estável na pesquisa anual TIC Domicílios, do CGI.br: desde 2008, variava entre 6% e 5%.

Em 12 meses, subiu para 17%. O celular é a segunda tecnologia mais presente nos domicílios brasileiros, atrás apenas da televisão. Ele faz parte do cotidiano de 87% dos lares no País, enquanto a TV chega a 98% deles. Em 2008, 72% das residências tinham o aparelho.

Em relação a outros dispositivos, como desktops e notebooks, a penetração é muito maior. Os computadores de mesa chegam a apenas 37% das residências, e os portáteis, a 18%. Menos da metade das pessoas têm acesso à internet no Brasil.