Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Notícias e eventos

01
Junho 2012

CNC divulga pesquisa sobre cartões

A cultura do dinheiro de “plástico” que se instalou no País tem levado famílias brasileiras a se endividarem. Poucos são os que carregam cédulas nos bolsos e carteiras, mas muitos os que levam mais de um cartão.

Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC) revela que 55,9% das famílias brasileiras estão inadimplentes.

Dos entrevistados que declararam estar endividados, 74,8% afirmaram possuir dívidas em cartão de crédito, bem distante do segundo tipo de dívida mais citado, o carnê de loja (20,4%). Em terceiro, figura o crédito pessoal (13,3%).

Segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a taxa média do rotativo do cartão de crédito é de 238,3% ao ano.

Os juros dos cartões oferecidos por lojas, supermercados e postos de gasolina, por sua vez, podem alcançar 621,38% ao ano, de acordo com a entidade.

Ainda segundo o estudo da CNC, mesmo que a modalidade tenha uma das taxas de juros mais caras do País, as famílias que mais se comprometem com cartão de crédito são aquelas que recebem até dez salários mínimos (75,2%).

Mais notícias e eventos

Nossa localização

Receba nossos boletins por e-mail