Junho 2012

Consumidor está mais confiante

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria, revela que o consumidor brasileiro está mais confiante. O Indicador cresceu 1,4% em maio ante o mês passado, ao passar de 113 em abril para 114,6 em maio. A melhoria do INEC em maio se deve ao crescimento acima da média de dois componentes do índice: expectativas de inflação e de desemprego. Os entrevistados da pesquisa demonstraram melhores expectativas de redução da inflação nos próximos meses e o indicador subiu 7% no mês sobre abril, de 106,7 para 114,2 (quanto maior o número, melhor a expectativa). Em relação ao mercado de trabalho, mais consumidores responderam que o desemprego vai diminuir, o que fez o indicador subir 5,1% em maio comparativamente a abril, de 128,7 para 135,2.