Junho 2012

Real pode ser usado para recuperar solo

O Banco Central (BC) poderá desenvolver projeto para uso de cédulas de real danificadas em produtos de recuperação de solo degradado. De acordo com o chefe do Departamento do Meio Circulante, João Sidney, o BC está verificando a possibilidade de fazer um convênio com uma instituição e espera apresentar novidades em até dois anos.

Por enquanto, Sidney não quis adiantar detalhes sobre o projeto, mas lembrou que atualmente o BC já conta com um convênio com a Universidade Federal Rural do Amazonas (Ufra) e o governo do Pará para usar cédulas de real velhas na produção de adubo orgânico.

Para o professor da Ufra e coordenador do projeto, Carlos Augusto Costa, a expectativa é que ainda este ano o adubo orgânico com cédulas de real seja certificado. Hoje, o produto está em fase de testes de eficiência e análise química. Após a certificação, a meta será distribuir o adubo para pequenos produtores do cinturão verde de Belém.