Junho 2012

Dívidas atingem um terço da população brasileira

Pouco mais de um terço da população tem dívidas, revela pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O percentual de devedores é maior entre os homens, e as pessoas de renda familiar mais baixa apresentam maior dificuldade em pagar as dívidas. É a primeira vez que a CNI faz esse tipo de pesquisa e, por isso, não é possível ter comparações com períodos anteriores. Foram entrevistadas duas mil pessoas em 141 municípios, indica o levantamento.

Entre os entrevistados, 37% disseram ter algum tipo de endividamento, seja parcelamento de compra, empréstimo ou financiamento, ante os 62% que disseram não estar endividados. Entre os homens, 41% revelaram ter dívida e, entre as mulheres, o percentual ficou em 35%.

“Ter dívida não representa inadimplência. Apenas que o entrevistado tem algum tipo de dívida, seja no supermercado ou no financiamento imobiliário”, explicou Renato da Fonseca, gerente executivo de Pesquisa da CNI.