Junho 2012

Pesquisa diz que juros baixos não chegam aos cartões

Apesar dos cortes na taxa básica de juros (Selic) e da queda dos juros bancários, as taxas dos cartões de crédito permanecem no mesmo patamar há dois anos, segundo pesquisa da Federação do Comércio de São Paulo (Fecomercio-SP).

Com base em levantamento da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a federação indica que, desde fevereiro de 2010, as operadoras de cartão cobram juros médios de 10,69% ao mês. A taxa Selic está em 8,5% ao ano.

De acordo com a Fecomercio, o cartão de crédito é o principal instrumento de crédito do consumidor, usado por 77,2% das famílias paulistanas que contrairam dívidas em maio. Em seguida, aparecem o crédito pessoal (19,3%), carnê (17,6%), cheque especial (9,8%) e financiamento de carro (8,9%). (Agência Brasil)