Agosto 2012

Procura por crédito aumenta 8%

A procura do consumidor por crédito em julho foi 8% maior do que em junho, segundo levantamento divulgado hoje pela empresa de consultoria Serasa Experian. Na comparação com julho do ano passado, houve crescimento de 2%. No acumulado do ano, no entanto, a demanda caiu 6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Na passagem de junho para julho, entre os consumidores que têm salário até R$ 500, a busca por crédito aumentou 7,9%. Entre os ganham de R$ 500 a R$ 1.000, houve elevação de 8% e, entre os de renda de R$ 1.000 e R$ 2.000, de 8,2%.
Por região, as maiores altas em julho foram registradas no Sul (8,8%), no Centro-Oeste (8,7%) e no Nordeste (8,6%). No Sudeste, houve aumento de 7,7% e no Norte, de 3,8%.

De acordo com os economistas da entidade, a volta da procura por crédito pode ser atribuída às sucessivas reduções das taxas de juros, aos incentivos fiscais de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e ao início de normalização dos níveis de inadimplência do consumidor. (Agência Brasil)