Setembro 2012

Governo diz que gasolina não subirá

O governo anunciou que não irá mexer nos preços dos combustíveis. Os ministros Guido Mantega, da Fazenda,  e Miriam Belchior, do Planejamento, negaram que o governo irá aproveitar o alívio que a queda do preço de energia dará nos índices de inflação para aumentar o preço da gasolina vendida pela Petrobras.

A Petrobras necessita importar combustível porque não consegue atender à demanda interna. Como os preços da Petrobras estão defasados em relação ao mercado internacional, ela absorve a diferença e tem prejuízo.

A presidente da Petrobras, Graça Foster, disse ontem que o prejuízo de R$ 1,3 bilhão, registrado pela empresa no segundo trimestre, não vai se repetir. Para ela, a "prioridade absoluta" é a produção de petróleo.