Setembro 2012

Carteiros podem entrar em greve

Funcionários dos Correios adiaram a decisão sobre a paralisação das atividades em 17 Estados. Apenas os servidores lotados em Minas Gerais e no Pará iniciaram a greve.

Novas deliberações devem ocorrer em 17 sindicatos regionais na próxima segunda-feira, dia 17. A decisão incluirá a cidade de São Paulo e o Estado do Rio - estas regiões são responsáveis por 68% da carga diária de encomendas registradas pela estatal (são 36 milhões de cartas e encomendas por dia, no total). Outras oito entidades sindicais regionais decidirão sobre a paralisação em 25 de setembro.

A direção dos Correios oferece reajuste salarial de 5,2% a todos os servidores. A proposta cobre a inflação entre setembro de 2011 e agosto deste ano, segundo a estatal. A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) pede aumento de 43,7%, o que cobriria todas as perdas da categoria desde o Plano Real. A Fentec, que representa 31 sindicatos, pede a contratação de 30 mil funcionários e o fim da terceirização.