Abril 2012

IPI para linha branca é prorrogado

O governo federal prorrogou até 30 de junho a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os produtos da linha branca (fogões, geladeiras e máquinas de lavar roupas) e estendeu o alívio tributário para outros quatro setores. A meta é estimular a economia. Desde o último dia 27, as alíquotas do IPI para móveis e laminados foram zeradas (eram de 15%), a dos papéis de parede caiu de 20% para 10%, e para luminárias e lustres passou de 15% para 5%. O alívio tributário valerá até o fim de junho. Desde o início do ano, a alíquota do IPI para fogões passou de 4% para zero, a dos refrigeradores caiu de 15% para 5%, a das lavadoras, de 20% para 10%, e a dos tanquinhos, antes de 10%, foi zerada.