Notícias e eventos

Dezembro 2017

Anac diz que aeroportos ainda não aceitam carteira eletrônica

A Agência Nacional de Avição Civil (Anac) anunciou hoje aos passageiros do transporte aéreo que a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CHN-e) ainda não está sendo aceita como documento de identificação para embarque em voos domésticos.

Para evitar transtornos, a Anac orienta que os passageiros portem outro documento de identificação além da CNH-e, para que evitem filas e eventuais problemas durante o procedimento de embarque e identificação. Em caso de dúvidas, os passageiros devem procurar a empresa aérea pela qual viajarão.

A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CHN-e)  foi instituída pela Portaria 184/2017, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e já está disponível no Distrito Federal, Paraná, Alagoas e Goiás. A CNH-e deverá ser instituída nos demais estados até 1º de fevereiro de 2018.

O novo documento possui um QR Code, onde estão armazenadas as informações da carteira impressa, inclusive com a foto do condutor e a assinatura digital da autoridade de trânsito.

Para a autenticação do documento digital, será necessária a leitura do QR Code. Em razão disso, a ANAC solicitou das empresas aéreas a avaliação do tempo necessário para implantação da nova tecnologia.