Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Notícias do Varejo

27
Junho 2025

Assintecal promove missões na China e na Turquia

Tendo como meta abrir novas oportunidades para o Brasil e conhecer as práticas que fizeram da China a maior potência calçadista do mundo, com mais de 12 bilhões de pares produzidos todos os anos (mais de 50% da produção mundial), a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) promove uma missão ao gigante asiático nos próximos dias 1º a 12 de setembro. 

Já entre os dias 10 a 14 de novembro, a parada será na Turquia, país que vem se notabilizando pelo crescimento no consumo de calçados e pelo investimento em produção sustentável. Ambas as iniciativas são realizadas por meio do Brazilian Materials, programa de apoio às exportações do setor mantido pela Assintecal em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

O gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, conta que a Missão na China prevê visitas a empresas nas cidades de Xangai, Quanzhou, Guangzhou, Shenzhen, Dogguan e Foshan, além da feira All China Leather Exhibition (ACLE), uma das maiores mostras comerciais de componentes e químicos do mundo. 

Inscrições

Segundo ele, hoje a expansão da cadeia de suprimentos, com a China como protagonista, oferece uma oportunidade para transformar a indústria de calçados do país, fortalecendo sua reputação de marca e consolidando uma expansão global. “Devemos mudar a ótica pela qual enxergamos a China. Invés de concorrentes vorazes, precisamos enxergar as oportunidades para os componentes brasileiros, não somente pelo crescimento daquele mercado, mas também pela crescente preocupação com atributos de sustentabilidade”, conta o gestor, ressaltando que a China planeja desenvolver uma moderna indústria de biofabricação com um valor de produção superior a US$ 140 bilhões. Essa será a segunda missão ao país asiático em um ano. A Missão para a China está com inscrições abertas até o próximo dia 28 de julho, pelo e-mail relacionamento@assintecal.org.br.

Já na Turquia, a Missão prospectiva acontece em Istambul, onde ocorrem visitas técnicas a fábricas locais, reuniões com entidades representativas do setor e na feira Aysaf, que ocorre entre os dias 12 e 15 de novembro. “O objetivo da Missão é avaliar as adequações culturais e adaptações comerciais necessárias para ingressar em um mercado crescente, que importa mais de US$ 100 milhões por ano em componentes”, explica Ribas Júnior. O prazo para as inscrições é 31 de julho, pelo e-mail relacionamento@assintecal.org.br.

Fonte: DCR - Assessoria de Imprensa

Mais notícias e eventos

Se você é lojista clique e fale com a gente.