Levantamento realizado no Sistema Nacional de Gravames (SNG), operado pela Bolsa de Valores (B3) e que registra as operações de financiamento de compras de veículos automotivos no país, demonstra que 2025 houve alta de 2% nos financiamentos para esses itens, com um total de 7,3 milhões de unidades financiadas. A pesquisa mostra que é a terceira alta seguida, o que indica tendência de alta consolidada, além do melhor resultado em unidades desde 2011.

Os estados do Nordeste e do Norte tiveram aumento, respectivamente, de 12,3% e 9,8%, o que foi determinante para o resultado positivo.
Números
Entre os financiamentos, veículos novos foram 2,6 milhões de unidades, mais de 50% do total de vendas, que até novembro somaram 4,6 milhões de unidades, segundo a Fenabrave, associação de empresas do setor. Os veículos usados foram 4,6 milhões de unidades, mas o país carece de dado público consolidado sobre o total de vendas para esse tipo de veículo, em 2025.
Estudo da Bolsa de Valores indica ainda que, entre os veículos financiados no ano passado, 41,9% foram comercializados na Região Sudeste, incluindo novos e usados. Na sequência estão as regiões Sul, com 20,2%, Nordeste, com 19,5%, Centro-Oeste, com 10,6%, e Norte, com 7,9% do total de financiamentos.