
Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
Pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Saneamento (ABCON) revela que 98,3% dos domicílios brasileiros já contam com banheiro de uso exclusivo.
Segundo os dados analisados pela associação, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2024 (PNADC/IBGE), o Brasil teve avanços importantes nos últimos anos. Em 2019, o índice era de 97,7%. Em números absolutos, o total de domicílios com banheiro exclusivo aumentou em 7,8 milhões no período.
Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o acesso está praticamente universalizado, alcançando mais de 99,8% das residências.
As regiões Norte e Nordeste registraram os maiores avanços no percentual de domicílios com banheiro de uso exclusivo entre 2019 e 2024: alta de 2,4 pontos percentuais no Norte (de 89,9% para 92,2%) e de 1,3 ponto percentual no Nordeste (de 94,8% para 96,1%).
Apesar dos progressos, ainda há cerca de 1,3 milhão de domicílios sem banheiro próprio, afetando aproximadamente 4,17 milhões de pessoas. As regiões Norte e Nordeste concentram 95% da população que vive nessa condição.
Para a entidade, os dados demonstram que o Brasil teve avanços importantes nos últimos anos, principalmente pela expansão de investimentos estruturantes, aliada ao compromisso com metas de universalização até 2033 previstas no Marco Legal do Saneamento.
“Os investimentos realizados pelo setor devem reduzir drasticamente o número de pessoas em situação de exclusão sanitária nos próximos anos”, afirmou a diretora-presidente da ABCON, Christianne Dias Ferreira.
Ela defende a data como importante instrumento de conscientização de governos e população sobre a relevância de se promover o saneamento básico, um setor que impacta diretamente na saúde, na educação e na qualidade de vida de todos. “Ter um banheiro em casa é uma necessidade, que deve ser acessível a todos os cidadãos e deve ser uma política de Estado”, argumentou.
Se você é lojista clique e fale com a gente.