Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Notícias do Varejo

30
Abril 2014

Comércio espera crescimento nas vendas de 9,78%

Considerada a segunda data mais importante para o comércio, o Dia das Mães deve impulsionar a economia no mês de maio. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio, os empresários brasilienses esperam um crescimento nas vendas de 9,78% no comércio. Apesar do número positivo, a quantidade de empresários otimistas com a data caiu. Ano passado, a expectativa de crescimento era de 11,12% nas vendas. O levantamento foi feito com 279 lojistas de rua e de shoppings do Distrito Federal.

O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, explica que os números deste ano não refletem pessimismo, mas sim uma expectativa mais realista, que leva em conta as incertezas atuais da economia e o número elevado de pessoas endividadas. “Mesmo com a diminuição da expectativa dos lojistas, as datas comemorativas representam um estímulo para o comércio que ainda não teve resultados expressivos em 2014. Vale ressaltar o alto poder aquisitivo do brasiliense e a grande variedade de produtos com preços acessíveis a todos os públicos, o que gera um bom faturamento”, explica Adelmir Santana.

As lojas de Móveis e Decoração são as mais otimistas, esperam crescimento de 27,69%. As mais cautelosas são os estabelecimentos que comercializam utilidades do lar, com estimativa de recuo de -6,67% nas vendas.

Na busca pelos consumidores, 38,7% dos entrevistados declararam que realizarão promoções e descontos como estratégias para melhorar as vendas e 22,6% pretendem investir em publicidade. Em relação aos estoques, 57,0% dos lojistas ampliaram suas reservas de mercadorias. Os segmentos com maior variação nesse sentido são os de Vestuário e Calçados, com crescimentos de 73,7% e 55% nos estoques, respectivamente.

Em relação ao valor dos presentes, 21,5% dos lojistas reconhecem que devem elevar o preço dos produtos em 2014, o que resultará em aumento de preços em 1,01%. A principal justificativa é o aumento de custo pelo repasse do fornecedor. Quanto ao preço médio do presente para o Dia das Mães, os empreendedores esperam que o cliente brasiliense desembolse cerca de R$ 114,55 nas mercadorias. Já as formas de pagamento, os empreendedores acreditam que o cartão de crédito será o mais utilizado (91,4%); seguido pelo pagamento a vista (5,7%); crediário/carnê (1,8%) e cartão de loja (1,1%).

Sobre as contratações temporárias, a maioria dos entrevistados (90,3%) afirmou que não pretende reforçar o quadro de funcionários para o período, 7,5% das empresas vão contratar e 2,2% ainda não decidiram.

 

Visão do consumidor

A maioria dos brasilienses está disposta a comprar presentes para comemorar o Dia das Mães. É o que mostra pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio. O levantamento ouviu 201 pessoas, sendo 130 mulheres e 71 homens. De acordo com a análise, 82,1% dos entrevistados têm a intenção de comprar algum presente para o Dia das Mães, 12,9% não comprarão nada e 5% não souberam responder.

Dos entrevistados que comprarão presentes na data, o destaque ficou para as mulheres que adquirirão perfumes e vestuário (24,7%), enquanto os homens preferem flores/cestas (24,4%). Além de presentear a mãe, a maioria dos entrevistados (71,6%) pretende comemorar a data. Quanto ao local escolhido para a celebração, a casa dos pais foi a opção mais votada entre homens e mulheres (43,8%), seguida pela própria residência (31,3%); casa de parentes (13,2%); restaurante (9,7%) e casa de amigos (2,1%).

O preço médio do presente ficará em R$ 167,03, segundo os consumidores. A maioria pretende pagar com cartão de crédito (53,1%) e pagamento à vista (46,9%). Como local de compras, a preferência foi para lojas de rua e bairros (36,5%), lojas de Shoppings (34,4%) e supermercados/hipermercados, com 13,9 da intenção de compra.

Mais notícias e eventos

SINDIVAREJISTA DF

Setor Comercial Sul (SCS)
Quadra 06 Bloco "A" Lote n° 206
Edifício Newton Rossi - 4° Andar

Lojista, como deseja receber nossos informativos?

SINDICATO FILIADO À FECOMÉRCIO

Se você é lojista clique e fale com a gente.