Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Notícias do Varejo

03
Março 2015

''Guia Prático de Processos de Venda'' do Sebrae mostra técnicas de como encantar seu cliente

A capacitação das equipes de vendas é fundamental para que todos os rituais de contato inicial, abordagem, sondagem, demonstração e fechamento da venda transcorram com os melhores resultados no alcance das metas das empresas e dos vendedores. Um bom atendimento passa confiança por parte dos vendedores e demonstra que a marca possui uma equipe preparada e capaz de interpretar desejos e necessidades dos clientes.

Para isso, é fundamental que, ao chegar aos estabelecimentos, a clientela seja abordada com cortesia e se sinta à vontade para circular no ponto de venda (PDV). O vendedor deve mostrar disposição para o atendimento e perceber que o cliente tem de se relacionar com a marca de forma única, sendo, assim, capaz de manter um relacionamento duradouro.

Pensando nisso, o Sebrae no DF desenvolveu o “Guia Prático de Técnicas de Vendas”, para ajudar os empresários a entenderem melhor a importância desses aspectos fundamentais que colaboram para o sucesso do negócio. É essencial que o cliente se sinta atraído não só pela marca, mas que veja no atendimento do objeto desejado um cuidado com o seu bem-estar e com a garantia de sua satisfação.

- Postura: linguagem não verbal: A primeira impressão do cliente pode ser o resultado do seu sucesso. Ele deseja um atendimento de qualidade desde o início do processo de venda e isso implica principalmente em como ele será recepcionado.

O olhar cria uma ligação entre você e seu cliente. A forma como isso ocorre pode comprometer um atendimento. Mostre-se interessado nas necessidades do cliente olhando em seus olhos e mantenha-se atento ao que ele deseja.

- Linguagem verbal: Tratar bem, utilizando palavras cordiais, gera empatia. Evite, em sua primeira abordagem, a frase “posso ajudar?” para não ouvir “estou só olhando”. Cumprimente o cliente (com bom dia, boa tarde ou boa noite), deixando-o à vontade.

- Uniforme: O uniforme, além de ser a identidade visual da empresa, serve como forma de comunicação, identificando o profissional como parte da equipe. Usá-lo transmite, para muitos clientes, confiança e uma boa imagem.

- Conhecimento do produto: Pesquisas demonstram que a competência do profissional é um dos critérios direcionam a escolha dos clientes. O domínio do ponto de venda (PDV) e da exposição dos produtos somado ao conhecimento do produto torna-se um diferencial na hora na venda e, evita situações em que o vendedor não sabe onde está o produto ou promete algo ao cliente que não possui.

- A arte de escutar: Uma das estratégias mais eficazes para encantar e fidelizar o cliente é saber escutá-lo e interpretar o sentimento dele. Escute a opinião de seu cliente em relação ao atendimento de sua empresa, seja ela positiva ou não. Críticas, quando bem analisadas, tornam-se construtivas.

- Negociação: contornando objeções: Negociar é se comunicar de maneira clara e sincera com o cliente. Não conteste objeções, coloque-se no lugar do cliente, esclarecendo dúvidas e entendendo os motivos de seus obstáculos.

- Encerramento - hora do encantamento: Não existe fórmula mágica para o fechamento de uma venda, o que conta não é a forma como se fecha, mas a tentativa em realizar o encerramento.

- Pós-venda - fidelização por meio de pequenas atitudes: Cuide do seu cliente, conheça suas características, crie um relacionamento com ele. Tenha um cadastro atualizado de acordo com o mercado em que atua, para que dados desnecessários não tomem lugar de dados essenciais.

- A volta - trocas e reclamações: O artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor estabelece direito à troca do produto adquirido quando houver defeito que o torne impróprio ao consumo, ou no caso de vício que lhe diminua o valor. Nesses casos, o lojista terá o prazo de 30 dias para apresentar a solução do problema.

- Cliente interno motivado, cliente externo satisfeito: O cliente interno, ou seja, o colaborador precisa estar feliz, motivado e comprometido para realizar ações diferenciadas, que possam gerar plena satisfação junto ao cliente externo. Ouça seus colaboradores, pesquise o clima interno entre eles, invista em capacitações e eleve a motivação interna, valorizando o ser humano.

Fonte: Sebrae

Mais notícias e eventos

SINDIVAREJISTA DF

Setor Comercial Sul (SCS)
Quadra 06 Bloco "A" Lote n° 206
Edifício Newton Rossi - 4° Andar

Lojista, como deseja receber nossos informativos?

SINDICATO FILIADO À FECOMÉRCIO

Se você é lojista clique e fale com a gente.