
Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
Para debater soluções visando o desenvolvimento da economia, o governador Rodrigo Rollemberg recebeu em audiência o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal, Edson de Castro, acompanhado de diretores e da deputada distrital Sandra Faraj.
Rollemberg pediu apoio “para fazer a máquina andar” e relatou as dificuldades que encontrou ao assumir o cargo, em janeiro.
O presidente do Sindivarejista sugeriu, como forma de mudar o perfil da avenida W3 Sul, que os imóveis alugados tenham o IPTU reduzido, enquanto que os desocupados teriam o tributo elevado “como ocorre em cidades da Europa”.
Nesse caso, a meta é reduzir os aluguéis, considerados altos por comerciantes.
Edson de Castro relatou que os aluguéis, a insegurança e a falta de estacionamentos na W3 Sul determinam a grave crise que atinge o comércio da principal avenida de Brasília.
O Sindivarejista anunciou, durante a audiência no Palácio do Buriti, que fará uma pesquisa que irá determinar o melhor tipo de comércio para a W3 Sul.
“Já está claro que cursinhos e templos religiosos contribuem para o esvaziamento da avenida”, disse o presidente do sindicato.
“A pesquisa vai procurar definir um mix para a W3 Sul”, afirmou.
FEIRAS
Com relação às queixas do Sindivarejista contra feiras itinerantes e ambulantes, o governador do DF prometeu estudar o caso e tomar as providências cabíveis.
Edson de Castro salientou que as feiras itinerantes, que vêm de outras cidades, contribuem para a falência de lojas no Plano Piloto e cidades-satélites. “Elas não agregam valores”, externou.
O governador se declarou sensível à questão da concessão de alvarás para o comércio do DF. Empresários reivindicam rapidez na emissão do documento.
Rodrigo Rollemberg disse que precisa da força produtiva para lançar um Pacto por Brasília visando impulsionar a economia, com a geração de empregos e renda. Declarou que o varejo, a construção civil e a indústria deverão dar contribuições ao governo na elaboração e execução do pacto.
Também participaram da audiência o vice-presidente do Sindivarejista, Antonio Matias de Souza, e os diretores Geraldo César de Araújo, Sebastião Abritta e o consultor Marcelo Moraes.
Se você é lojista clique e fale com a gente.