
Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
O Governo do Distrito Federal – GDF - se comprometeu a retirar os camelôs que ocupam as calçadas próximas ao shopping Pátio Brasil e também das quadras do Setor Comercial Sul.
A reivindicação foi levada pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista – Sindivarejista -, Edson de Castro, ao secretário de Gestão do Território e Habitação – Seggeth -, Thiago Teixeira de Andrade.
Em reunião nesta quarta-feira (9), da qual participaram o presidente da Associação Comercial, Cléber Pires, e representantes da Fecomércio e de outras entidades, Edson de Castro cobrou ações do GDF para a remoção dos camelôs alegando que eles causam desemprego, fechamento de lojas e queda na arrecadação de tributos do governo.
Técnicos da Seggeth disseram que o GDF colocou em prática este mês a operação Natal Legal, voltada para a remoção dos camelôs das áreas centrais de Brasília e cidades-satélites.
CRISE
O presidente do Sindivarejista argumentou que existem hoje 2.480 lojas fechadas somente no Plano Piloto por diferentes razões: aluguéis altos, elevada carga tributária, queda nas vendas, falta de estacionamento e concorrência desleal e predatória dos informais.
“Do jeito que está a situação não pode continuar. Viemos à reunião para saber o que o governo vai fazer na defesa do comércio que paga impostos e gera empregos e renda”, observou.
Ele pediu, ainda, providências contra feiras itinerantes que vêm de Minas Gerais, Goiás, São Paulo e outros Estados e ficam aqui entre cinco e dez dias prejudicando os lojistas do DF. "É uma concorrência altamente predatória".
SETOR COMERCIAL
O secretário Thiago de Andrade esclareceu que não há nada decidido quanto à suposta transferência de camelôs para o Setor Comercial Sul, onde trabalhariam das 17h às 23h como forma de tentar revitalizar a área.
“Não há nada decidido”, finalizou Andrade.
Já o presidente do Sindivarejista esclareceu que os varejistas não desejam ver ampliada a concorrência dos informais.
Recente levantamento do Sindivarejista apontou 492 ambulantes trabalhando na área entre o Conjunto Nacional, Conic e Estação Rodoviária do Plano Piloto.
Se você é lojista clique e fale com a gente.