
Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
O comércio do Distrito Federal vive uma crise que tem como algumas razões a falta de alvarás e habite-se que deveriam ser expedidos pelo Governo do DF.
A afirmação foi feita pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Edson de Castro, ao ser recebido ontem, dia 7, em audiência pelo secretário-adjunto da Fazenda, Wilson José de Paula.
A ausência de alvarás e habite-se impede a abertura de novas empresas e a geração de empregos. Edson de Castro reclamou, ainda, das feiras itinerantes que vêm de outras cidades para exercer concorrência desleal contra o comércio estabelecido. Elas causam desemprego.
O presidente do Sindivarejista revelou, durante a audiência, que há em todo o DF mais de duas mil lojas e mais de 900 salas comerciais fechadas por diferentes razões: queda nas vendas, aluguéis caros, falta de estacionamento e insegurança. O cenário significa pelo menos 13 mil pessoas desempregadas.
É provável que o Sindivarejista e a Secretaria de Fazenda promovam palestras para lojistas e contadores sobre os efeitos da cobrança do diferencial de alíquota (5%) do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS - de empresas do Simples, na compra de mercadorias fora do Distrito Federal para revenda no comércio do DF.
O vice-presidente do Sindivarejista, Talal Abul Allan, e o empresário Júlio César Alonso também participaram da reunião.
Se você é lojista clique e fale com a gente.