
Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
O Presidente do Sindivarejista, Edson de Castro, encaminha a análise dos principais fatos políticos acontecidos na Câmara Legislativa do Distrito Federal durante esta semana (15 a 19 de agosto), elaborada pela Assessoria Política do sindicato.
1. Ausência do Vice na CPI: Convidado para acareação na CPI da Saúde, o vice-governador Renato Santana (PSD) não compareceu à reunião da comissão alegando que já havia esclarecido tudo que sabia e espontaneamente.
2. CPI da Saúde: Um dos interlocutores nas conversas gravadas pela presidente do SindSaúde, o jornalista Caio Barbieri foi ouvido na CPI da Saúde, na Câmara Legislativa.
3. Busca e Apreensão: Enquanto Barbieri fazia seu depoimento na CPI da Saúde da CLDF, a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública (Decap) cumpria oito mandados de busca e apreensão em secretarias instaladas no Palácio do Buriti, na sede da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) e residências de servidores comissionados para colher provas sobre as denúncias de um suposto esquema de pagamento de propina no Governo do DF.
4. Renúncia à vice-presidência da Mesa: A deputada distrital Liliane Roriz (PTB) assinou declaração de renúncia ao cargo de vice-presidente da CLDF.
5. Gravações UTIs (UTIgates): Liliane teria começado a grampear os colegas no final de 2015, quando os parlamentares decidiam sobre o que fazer com uma sobra orçamentária da Casa.
6. Outros áudios: Após o primeiro áudio sobre o suposto esquema de propina ter caído como bomba na Casa Legislativa, outros, aos poucos, foram sendo divulgados pela mídia.
7. Investigações sobre o caso: As investigações sobre os grampos realizados pela distrital Liliane chegaram a um outro nível.
8. Quebra de sigilo bancário e convocação: Em reunião da CPI da Saúde após os escândalos dos áudios, os deputados aprovaram a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico de cinco empresas privadas responsáveis por unidades de terapia intensiva (UTIs) no sistema público de saúde do DF.
9. Processo de cassação: A Mesa Diretora da CLDF enviou para a Corregedoria da Casa o processo de quebra de decoro contra a Deputada Liliane Roriz.
Se você é lojista clique e fale com a gente.